***** Entidade Estadual de Administração e Promoção da Arte Marcial Karate-Do - Fundada em 14/abr/2020 ***** O Karate-Do é a Arte Marcial Educacional, Filosófica e Esportiva Referendada no Budo ***** Os Princípios do Karate-Do são Pautados pelo Cultivo do Respeito, Amizade, Ética e Excelência ***** 
Informe 1: Seja um associado FKAERJ! Informe 2: A filiação de novas entidades na FKAERJ é gratuita. Aproveite! Informe 3: Sem burocracia, regularize sua graduação de forma criteriosa.

Mensagem do Presidente

Clique e leia a mensagem do Presidente da FKAERJ

Próximos Eventos

Tv FKAERJ

Tv FKAERJ - Clique e assista aos nossos eventos!

Anuncie Aqui

Álbum de Figurinhas Karate do Brasil Sistema Ronin Tokyo 2020 - Karate Bolsa Atleta Federal

Visualizações

Seguidores

História da FKAERJ

Antonio Cardozo, Tetsuo Mizuno, Carlos Henrique Paixão, Luiz Carlos Cardoso e Fernando Gomes


Ainda antes da fusão político-administrativa do estado da Guanabara, então Distrito Federal, ao estado do Rio de Janeiro ocorrida em março de 1975entusiastas como Alcione Machado, José Deserto, Teruo Furusho e Tokyo Mao entre outros, contribuíram para a fundação da primeira federação de karate do Brasil em 1970. O propósito daquela entidade era unir organizadamente todos os praticantes e suas academias a fim de prover-lhes suporte técnico, promoção de eventos e fiscalização de suas atividades. Cinco anos após sua fundação, esta federação foi dissolvida e aglutinada por outra a fim de adequar-se à realidade do novo estado do Rio de Janeiro. 
Brigadeiro Valle, Alcione Machado, (?), Shigeme Kohara, (?) e a frente Benedito dos Santos e Teruo Furusho

Após ser reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (atual CNE) por meio da portaria n° 42/1984 de 21 de janeiro de 1985, esta federação veio a ser co-fundadora da Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade nacional de administração e regulamentação desta arte marcial em nosso país, e que por sua vez é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e às entidades continentais Confederação Sul-Americana de Karate (CSK), Federação Pan-Americana de Karate (PKF), e por fim a Federação Mundial de Karate (WKF), entidade com mais de 180 países membros.
  1. Lirton dos Reis Monassa (in memoriam) trouxe os Mestres Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu para introduzirem o karate-do no Rio de Janeiro e se tornou o primeiro faixa preta brasileiro do estilo Shotokan em 1969.
  2. Benedito Nelson Augusto dos Santos "Mão de Ferro" (in memoriam) foi o primeiro faixa preta brasileiro.
  3. Teruo Furusho (in memoriam), ex-dirigente do karate fluminense e nacional, Sensei do atual presidente da FKAERJ.
Curso Internacional de Arbitragem WUKO (atual WKF) em 1986: Luiz Tasuke Watanabe (Campeão Mundial em 1972), Luis Otávio Lacombe, Geraldo Ferreira, Mario Sérgio, Juichi Sagara e Benedito dos Santos

A partir da necessidade de reestruturação do karate-do fluminense, em 14 de abril de 2020 foi fundada a Federação de Karate das Associações do Estado do Rio de Janeiro (FKAERJ). Desde então, possui ampla representatividade em todas as regiões do estado, em inúmeros municípios fluminenses, nos quais é a entidade estadual gestora da arte marcial karate-do com autonomia administrativa quanto a sua organização e funcionamento nos termos do inciso I do artigo 217 da Constituição Federal e em conformidade com a Lei 9.615/1998 ("Lei Pelé").
Luiz Carlos Cardoso (CBK), Paulo Wanderley (COB) e Carlos Henrique Paixão (FKAERJ)

Veja mais...

Home